Receita de Molho de Tomate Caseiro

Se tem algo que não é possível comparar é um molho de tomate caseiro com um industrializado, não é mesmo? O sabor e os ingredientes são inconfundíveis, podendo transformar qualquer macarrão em festa, deixando um prato saboroso e cheio de aromas.

O melhor de tudo, é que para não precisar prepará-lo toda hora que for consumir você pode fazer uma quantidade maior e deixar congelado para ter disponível quando desejar. Uma dica valiosa, não se esqueça de colocar o molho em um recipiente de vidro, sem encher até a borda e tampá-lo com um plástico filme.

Nessa receita, eu cozinhei o molho somente por 20 minutos. Porém, caso você prefira um molho mais grosso, basta esperar o cozimento por mais uns minutos. Quanto maior for o tempo de preparo, menor será o rendimento. Chegou a hora de aproveitar! Confira abaixo a receita completa desse saboroso Molho de Tomate Caseiro:

Ingredientes

  • 1 kg de tomates bem vermelhos
  • 1 ramo de manjericão
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho amassados⠀
  • ½ xícara (chá) de azeite de oliva ou óleo
  • 1 cenoura
  • Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo

Lave os tomates, faça um leve corte em cruz e coloque-os na panela com água fervente (que deve cobrir todos os tomates). Deixe cozinhar por cerca de dois minutos ou até a pele soltar e retire o “olho” e a pele. Bata os tomates no liquidificador.

Refogue a cebola e o alho no azeite ou óleo até dourar. Junte ao refogado o tomate já batido e a cenoura inteira (para reduzir a acidez). Leve tudo ao fogo e cozinhe até obter um molho espesso.

Retire a cenoura e adicione o sal e a pimenta do reino a gosto. As folhas de manjericão picadas devem ser adicionadas na hora de servir.

Pra finalizar, você pode congelar o molho em pequenas porções e descongelar na geladeira quando quiser utilizá-lo em suas receitas.

Você gostou dessa receita?

Clique nas estrelas abaixo para avaliar!

Avaliação média 4.9 / 5. Votos contados: 14

Como você gostou dessa receita...

Compartilhe nas redes sociais!

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.